O que é Presença Digital?

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Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Marketing Digital Tags: Marketing Digital, Presença Digital

Tempo de Leitura: 7 min

Se você empreende – ou pretende empreender – e tem acesso à Internet, certamente já deve ter se deparado com estas duas palavrinhas circulando online. Mas, afinal, o que é Presença Digital?

A Internet mudou tudo

Desde o surgimento e popularização a Internet vem alterando profundamente a forma como pessoas e Empresas se comunicam, relacionam e fazem negócios.

Superado o deslumbramento pelo poder da transmissão de dados e da comunicação global – sem fios e em tempo real – alcançados nas duas primeiras décadas do século XXI, a distinção entre o “mundo virtual” e o “mundo real” foi borrada definitivamente, bem como previa Baudrillard.

A Internet faz parte da vida das pessoas. Logo, seus “avatares online” são indissociáveis do seu “eu físico”. Ou seja: os perfis em redes sociais, canais em YouTube, WhatsApp, etc, são expressões digitais tratadas como partes da pessoa, ou “extensões do ‘eu físico’ através da tecnologia”, como diria Marshall McLuhan.

Ora, se no dia-a-dia as pessoas tratam seus perfis online como extensões de seus próprios corpos e pensamentos, porque para as Empresas seria diferente?

Transformação Digital nem é uma coisa assim tão nova

Os processos de Transformação Digital já vinham ocorrendo de forma lenta e gradual nas Empresas. Já faz um bom tempo que cada vez mais negócios vinham incorporando tecnologias e consolidando suas estruturas digitais de vendas e de contato com o público. As companhias há anos já vêm desenvolvendo seus ecossistemas de sites, e-commerce e atendimento em múltiplos canais online.

A busca pela ubiquidade, por tornar-se omnichannel – ou seja, atender ao público onde quer que ele esteja – já permeia trabalhos acadêmicos desde o início dos anos 2000. E conforme o século XXI avança, tecnologias que antes pertenciam somente ao gênero de ficção científica vão sendo ampliadas, consolidadas e incorporadas ao dia-a-dia das Empresas e dos cidadãos comuns.

A necessidade fez o sapo pular

Porém, esta Transformação Digital que vinha acontecendo de forma lenta e gradual foi catapultada ao nível de “urgência urgentíssima” com a expansão da pandemia de covid-19. A necessidade de migração do modelo de trabalho presencial para formas remotas ou semipresenciais tornou-se imprescindível para a sobrevivência de uma infinidade de negócios.

E ainda que feita às pressas e sem muito planejamento, esta mudança de paradigma do trabalho presencial para modalidades remotas salvou centenas de milhares de Empresas da falência ao redor do globo. O avanço da pandemia forçou Empresários e Administradores de Empresas a adaptarem-se às pressas ao novo cenário para não fecharem as portas.

E esta migração emergencial dos negócios para o ambiente digital aparece refletida no índice de crescimento do e-commerce brasileiro em 2020: apesar da grave crise financeira que vive o país, o e-commerce nacional cresceu 73,88% segundo pesquisa da MCC- ENET.Por isso reafirmo aqui neste texto o que costumo dizer em praticamente todas as reuniões iniciais que participo com nossos possíveis futuros clientes:

De 2020 em diante só existem dois tipos de Empresas:

1) as que têm Presença Digital e 2) as que vão fechar nos próximos 5 anos.

Mas, afinal, o que é Presença Digital?

Precisei fazer este preâmbulo todo para contextualizar o pé em que as coisas estão antes de avançarmos para a questão da Presença Digital propriamente dita. Era necessário deixar muito claro que:

1) Já não existe diferenciação entre “mundo real” e “mundo virtual da Internet”. O que acontece no “mundo real” tem impacto no “mundo virtual” e vice-versa.

2) Para o indivíduo, não importa se ele fez um post no Twitter, fez um story no Instagram, um podcast no Spotify ou uma página no Facebook. Independentemente do canal utilizado “sou eu falando, e ponto”. Os canais são ferramentas, como se fossem “extensões ampliadas do meu próprio corpo”.

Entender estes dois conceitos com clareza explica praticamente tudo o que há pra saber sobre Presença Digital.

Presença Digital é o somatório das ações que uma marca realiza na Internet para transformar a sua audiência em possíveis clientes.

 

Presença Digital Multivibe Marketing

Como construir uma boa Presença Digital?

Se a sua Empresa tem uma sede física, por consequência seu site será a sede digital do negócio. E como tal, ele precisa refletir o momento e o tamanho da organização. Uma Empresa que tem uma sede física bonita mas um site ruim, feio, lento ou desatualizado, por exemplo, acaba apequenando-se.

Afinal, o site não está refletindo no meio digital a mesma percepção que as pessoas têm da sua Empresa no mundo físico. E isso causa dois impactos possíveis:

  1. Quem tiver contato com a marca pela primeira vez através do site pode desistir já neste primeiro momento. Não existe uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão, e vale lembrar que desde que o mundo é mundo os negócios são baseados em confiança;
  2. Quem já é cliente pode pensar “caramba que estranho, o site desta Empresa não tem nada a ver com a sede, que é tão bonita”.

Esta discrepância entre o que as Empresas apresentam no “mundo físico” e “na Internet” já é meio que inaceitável a esta altura do campeonato. Afinal, seu público espera que a sua marca tenha na Internet a mesma coerência que eles têm como usuários: “seja a mesma pessoa, independentemente do canal que estiver usando”!

Portanto, a chave para a construção de uma boa Presença Digital é planejamento. É preciso desenvolver uma “personalidade” para a sua marca e manter-se fiel a ela, com discursos e posicionamentos alinhados em todo e qualquer canal onde a Empresa tenha contas ativas.

E por “posicionamentos alinhados”, estou me referindo a:

  • Identidade visual;
  • Tipografia;
  • “Tom de Voz”;
  • Linhas Editoriais (assuntos abordados);
  • Calendário Editorial (canais utilizados e quantidade de postagens);
  • E mais uma infinidade de fatores que compõem o planejamento do posicionamento online de uma marca.

Uma Empresa precisa ter muitos canais para ter uma boa Presença Digital?

A resposta curta e simples é: não! Na verdade, a “quantidade de canais” é um conceito muito relativo. E de certa forma até perigoso. Antes de preocupar-se com “quantidade”, é muito mais importante pensar na “qualidade” destes canais.

Alguns poucos canais, quando bem utilizados, valem muito mais do que diversas contas em nome da Empresa em uma infinidade de redes subutilizadas. Criar contas da Empresa apenas para “dizer que está lá” é um péssimo negócio.

Estas “redes abandonadas” apresentam pouco ou nenhum resultado, já que não contam com uma estratégia clara de abordagem, nem com atualizações frequentes. Por isso, não geram interesse, interações e nem oportunidades de negócio. E de quebra ainda deixam uma impressão de “desleixo” por parte da marca para visitantes em primeiro contato.

Portanto, uma Presença Digital saudável não significa ubiquidade (estar em todos os canais) e nem omnichannel (atender em todos os canais)!

No fim das contas a experiência que o usuário tem ao entrar em contato com a marca vai contar muito mais do que o canal onde isso acontece. Por isso, escolha com cuidado  as redes e canais onde sua Empresa vai marcar presença. E, é claro, crie conteúdos que prendam a atenção do seu público de interesse, não deixe ninguém sem resposta, tire o máximo de dúvidas possíveis e busque oferecer uma experiência bacana para as pessoas que interagirem com a marca.

Este é o principal segredo para fortalecer a Presença Digital da sua marca: estreitar os laços com seu público, gerando confiança e autoridade para aumentar as possibilidades de transformar sua audiência em clientela. E caso precise de ajuda para montar e executar um bom plano para fortalecer a presença digital da sua Empresa, entre em contato conosco!

Arte da Capa: vectorjuice – br.freepik.com

 

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