Que a pandemia virou o mundo de pernas pro ar e obrigou as empresas e empresários a se reinventarem todo mundo já sabe. Porém, o que nem todo mundo sabe é que o Pacote de Ferramentas Google é absolutamente indispensável para o acompanhamento da saúde da sua Presença Digital. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre a importância de configurar e utilizar o Google My Business para divulgar a sua Empresa!
Se você chegou até este post, certamente lutou ou ainda está lutando para manter a sua empresa operando em meio à pandemia, e está pesquisando na Internet para encontrar formas de amplificar o alcance do seu negócio através do Marketing Digital, certo? Pois então parabéns, você está no lugar certo!
O primeiro passo para aumentar a visibilidade da sua Empresa na Internet é fazer com que ela apareça corretamente como resultado nas pesquisas no Google!
E para que isso aconteça, a primeira coisa a ser feita é uma boa configuração da ferramenta Google My Business!
O que é o Google My Business?
O Google My Business – ou Google Meu Negócio, como preferir – é a ferramenta mais prática e simplificada que a gigante das buscas desenvolveu – até o momento em que escrevo este texto – para facilitar a gestão da Presença Digital de empresas e organizações.
Esta ferramenta é, sem sombra de dúvidas, uma de suas aliadas mais poderosas para alavancar a visibilidade do seu negócio. Afinal, é através dela que vamos configurar como a sua Empresa aparece na Pesquisa Google e no Google Maps, conforme circulado em verde na imagem abaixo:
Principais funcionalidades do Google My Business
O Google My Business dispõe de uma série de ferramentas para que você possa trazer ao seu público e a seus clientes as informações mais importantes sobre o seu negócio. Dentre elas, algumas são absolutamente indispensáveis como:
- Qual o ramo de atividade da sua Empresa
- Que Produtos ou Serviços oferece?
- Em que dias e horários atende?
- Qual o raio de alcance do atendimento da sua Empresa?
- Onde fica a sua Empresa e como chegar até lá?
- Quais são os canais e como entrar em contato com a sua Empresa?
Com estas informações básicas, a sua Empresa já começa a aparecer como resultado nas pesquisas do Google, mesmo que ainda não tenha um site! Aliás, o Google My Business também oferece a possibilidade de criação de sites. Claro: não espere um site maravilhoso, é uma ferramenta bem simples mas que pode quebrar um galho em caso de extrema necessidade.
Além de coletar e oferecer as informações básicas sobre a sua Empresa, o My Business tem ainda algumas outras funcionalidades bem legais e de grande importância para o sucesso da sua Presença Digital. Dentre elas, destaco:
Avaliações
Nós, seres humanos – e primatas em geral – somos seres sociais. Vivemos em coletivos desde antes de descermos das árvores. Por isso, a opinião dos outros membros do nosso bando conta muito na hora de tomarmos decisões importantes.
Não importa o que as novidades do marketing – offline ou digital – digam: não existe divulgação melhor do que um cliente satisfeito falando bem da experiência que teve com a sua Empresa. Agora pense: um cliente falando bem do seu negócio influencia as decisões dentro do grupo social de convívio. Depois, imagine todos os seus clientes emitindo opiniões sobre a qualidade do seu produto ou serviço, publicamente, aparecendo atrelados à sua Empresa quando aparecer como resultado de pesquisa.
As avaliações são uma importantíssima ferramenta de Validação Social, já que apresentam a visão de pessoas que já tiveram a oportunidade de consumir o seu produto ou serviço, e estão relatando em primeira mão como foi a experiência deles com a sua marca.
Desde que o mundo é mundo os negócios são baseados em confiança.
Porém, na Internet, você tem pouquíssimos segundos para conquistar ou perder a confiança de um internauta que ainda não conhece mas encontrou a sua Empresa nos resultados da pesquisa dele.
Um fator bastante notado nesta época de pandemia é o fato de empresas sólidas, às vezes com décadas de existência, terem pouquíssimas avaliações no Google, por exemplo. Este mesmo internauta casual, quando encontra uma Empresa nesta situação, pode pensar:
“Oras, mas esta empresa é tão antiga, como é que pode ter tão poucos clientes? Será que esta não é uma página fake, uma fraude na Internet”?
Por isso, é altamente recomendável iniciar uma campanha de Avaliações no Google com seus clientes tão logo você tenha terminado de configurar o seu Google My Business. Afinal, “a sua Empresa na Internet” precisa refletir fielmente toda a história, importância e solidez que que o negócio possui no “mundo real”!
Insights
O Google My Business ainda oferece a seção Insights que, como o nome já diz, traz uma série informações de inteligência com dados e estatísticas sobre o volume de Tráfego, Pesquisas e Conversões que a sua Empresa obteve através da plataforma Google Meu Negócio.
Estes insights compreendem todas as informações que você inseriu no Google My Business. Ou seja: quanto mais completo for o perfil da sua Empresa, mas informações o Google poderá te trazer de volta como Insights.
Informações como “como os visitantes encontraram sua Empresa” ou “que tipo de pesquisa eles fizeram que trouxeram a sua Empresa como resultado” são de relevância fundamental para a o planejamento e execução das estratégias de Marketing Digital a serem adotadas.
Postagens
Há ainda a possibilidade de fazer postagens de Texto + Imagens, que aparecem mais abaixo no card da empresa. Basta rolar a tela para baixo para visualizar. Neste espaço livre é possível trazer informações sobre novidades, promoções ou qualquer outro assunto que seja relevante para seus clientes ou seu nicho de mercado.
Produtos e Serviços
Outra funcionalidade indispensável para empresas de e-commerce ou negócios com local físico é a possibilidade de cadastrar produtos no Google My Bussiness. A ferramenta permite a inserção de foto, descrição do produto e preço, possibilitando apontar o clique diretamente para o produto na sua loja online. Da mesma forma, é possível cadastrar os Serviços da sua empresa. Abaixo, alguns exemplos de como os Produtos são visualizados:



Site
Conforme expliquei acima, o criador de sites do Google My Business é bem prático e simplificado. Porém, o resultado também é bem simples, e nós sempre indicamos a criação de um site profissional, personalizável e escalável para as Empresas.
Ainda assim, o site do Google My Business pode ser uma alternativa para marcar presença e centralizar as informações sobre a Empresa online enquanto não houver capacidade de investimento para criar um site próprio. Abaixo, um exemplo de como ficaria o site da Multivibe feito no My Business. Ressalto como ponto positivo o fato de as Avaliações Google estarem disponíveis na página:
Google Maps
Por fim e, quebrando a regra, talvez um dos mais importantes, seja a integração com o Google Maps. Como cada vez mais as pessoas utilizam seus celulares para pesquisas e como GPS para dirigir, é praticamente obrigatório que a configuração do seu endereço seja feita corretamente no Google My Business.
Além disso, o card da Empresa apresentado no Google Maps é tão completo quanto o da Pesquisa Google. Portanto informações como horário de funcionamento, últimos posts, produtos e avaliações também serão exibidos na plataforma de mapas do Google.
E, é claro, ele oferece a possibilidade de clicar em “Rotas” e traçar o melhor caminho no GPS para chegar até o local físico da sua Empresa.
Conclusão
O Google My Business é absolutamente indispensável para toda e qualquer empresa, seja ela digital, ponto físico ou híbrida. Os clientes do mundo pós-pandemia exigem que as informações sobre as empresas / produtos / serviços que eles procuram estejam corretas, disponíveis e com canal de contato aberto.
Se a sua Empresa não aparecer como resultado nas pesquisas das pessoas, ela está fadada a ser substituída por uma concorrente sua cujas informações são claras, objetivas e acessíveis.
É como diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”!