Google My Business: como divulgar a sua Empresa

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Google My Business Sua Empresa Multivibe
Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Arquivos Marketing Digital Tags: Google Maps, Google Meu Negócio, Google My Business, Multivibe Marketing, Pesquisa Google

Que a pandemia virou o mundo de pernas pro ar e obrigou as empresas e empresários a se reinventarem todo mundo já sabe. Porém, o que nem todo mundo sabe é que o Pacote de Ferramentas Google é absolutamente indispensável para o acompanhamento da saúde da sua Presença Digital. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre a importância de configurar e utilizar o Google My Business para divulgar a sua Empresa!

Se você chegou até este post, certamente lutou ou ainda está lutando para manter a sua empresa operando em meio à pandemia, e está pesquisando na Internet para encontrar formas de amplificar o alcance do seu negócio através do Marketing Digital, certo? Pois então parabéns, você está no lugar certo!

O primeiro passo para aumentar a visibilidade da sua Empresa na Internet é fazer com que ela apareça corretamente como resultado nas pesquisas no Google!

E para que isso aconteça, a primeira coisa a ser feita é uma boa configuração da ferramenta Google My Business!

O que é o Google My Business?

O Google My Business – ou Google Meu Negócio, como preferir – é a ferramenta mais prática e simplificada que a gigante das buscas desenvolveu – até o momento em que escrevo este texto – para facilitar a gestão da Presença Digital de empresas e organizações.

Esta ferramenta é, sem sombra de dúvidas, uma de suas aliadas mais poderosas para alavancar a visibilidade do seu negócio. Afinal, é através dela que vamos configurar como a sua Empresa aparece na Pesquisa Google e no Google Maps, conforme circulado em verde na imagem abaixo:

 

Principais funcionalidades do Google My Business

O Google My Business dispõe de uma série de ferramentas para que você possa trazer ao seu público e a seus clientes as informações mais importantes sobre o seu negócio. Dentre elas, algumas são absolutamente indispensáveis como:

  • Qual o ramo de atividade da sua Empresa
  • Que Produtos ou Serviços oferece?
  • Em que dias e horários atende?
  • Qual o raio de alcance do atendimento da sua Empresa?
  • Onde fica a sua Empresa e como chegar até lá?
  • Quais são os canais e como entrar em contato com a sua Empresa?

Com estas informações básicas, a sua Empresa já começa a aparecer como resultado nas pesquisas do Google, mesmo que ainda não tenha um site! Aliás, o Google My Business também oferece a possibilidade de criação de sites. Claro: não espere um site maravilhoso, é uma ferramenta bem simples mas que pode quebrar um galho em caso de extrema necessidade.

Além de coletar e oferecer as informações básicas sobre a sua Empresa, o My Business tem ainda algumas outras funcionalidades bem legais e de grande importância para o sucesso da sua Presença Digital. Dentre elas, destaco:

Avaliações

Nós, seres humanos – e primatas em geral – somos seres sociais. Vivemos em coletivos desde antes de descermos das árvores. Por isso, a opinião dos outros membros do nosso bando conta muito na hora de tomarmos decisões importantes.

Não importa o que as novidades do marketing – offline ou digital – digam: não existe divulgação melhor do que um cliente satisfeito falando bem da experiência que teve com a sua Empresa. Agora pense: um cliente falando bem do seu negócio influencia as decisões dentro do grupo social de convívio. Depois, imagine todos os seus clientes emitindo opiniões sobre a qualidade do seu produto ou serviço, publicamente, aparecendo atrelados à sua Empresa quando aparecer como resultado de pesquisa.

As avaliações são uma importantíssima ferramenta de Validação Social, já que apresentam a visão de pessoas que já tiveram a oportunidade de consumir o seu produto ou serviço, e estão relatando em primeira mão como foi a experiência deles com a sua marca.

Desde que o mundo é mundo os negócios são baseados em confiança.

Porém, na Internet, você tem pouquíssimos segundos para conquistar ou perder a confiança de um internauta que ainda não conhece mas encontrou a sua Empresa nos resultados da pesquisa dele.

Um fator bastante notado nesta época de pandemia é o fato de empresas sólidas, às vezes com décadas de existência, terem pouquíssimas avaliações no Google, por exemplo. Este mesmo internauta casual, quando encontra uma Empresa nesta situação, pode pensar:

“Oras, mas esta empresa é tão antiga, como é que pode ter tão poucos clientes? Será que esta não é uma página fake, uma fraude na Internet”?

Por isso, é altamente recomendável iniciar uma campanha de Avaliações no Google com seus clientes tão logo você tenha terminado de configurar o seu Google My Business. Afinal, “a sua Empresa na Internet” precisa refletir fielmente toda a história, importância e solidez que que o negócio possui no “mundo real”!

Avaliações Google My Business Multivibe Marketing

Insights

O Google My Business ainda oferece a seção Insights que, como o nome já diz, traz uma série informações de inteligência com dados e estatísticas sobre o volume de Tráfego, Pesquisas e Conversões que a sua Empresa obteve através da plataforma Google Meu Negócio.

Estes insights compreendem todas as informações que você inseriu no Google My Business. Ou seja: quanto mais completo for o perfil da sua Empresa, mas informações o Google poderá te trazer de volta como Insights.

Informações como “como os visitantes encontraram sua Empresa” ou “que tipo de pesquisa eles fizeram que trouxeram a sua Empresa como resultado” são de relevância fundamental para a o planejamento e execução das estratégias de Marketing Digital a serem adotadas.

Insights Google My Business Multivibe MarketingPostagens

Há ainda a possibilidade de fazer postagens de Texto + Imagens, que aparecem mais abaixo no card da empresa. Basta rolar a tela para baixo para visualizar. Neste espaço livre é possível trazer informações sobre novidades, promoções ou qualquer outro assunto que seja relevante para seus clientes ou seu nicho de mercado.

Produtos e Serviços

Outra funcionalidade indispensável para empresas de e-commerce ou negócios com local físico é a possibilidade de cadastrar produtos no Google My Bussiness. A ferramenta permite a inserção de foto, descrição do produto e preço, possibilitando apontar o clique diretamente para o produto na sua loja online. Da mesma forma, é possível cadastrar os Serviços da sua empresa. Abaixo, alguns exemplos de como os Produtos são visualizados:

Visualização dos Produtos no Card da Savoyard Fromagerie, configurado pela Multivibe
Visualização dos Produtos ao clicar em “Ver Todos” no Card da Savoyard Fromagerie, configurado pela Multivibe
Visualização de Detalhes do Produto + link para a loja online da Savoyard Fromagerie, configurado pela Multivibe

Site

Conforme expliquei acima, o criador de sites do Google My Business é bem prático e simplificado. Porém, o resultado também é bem simples, e nós sempre indicamos a criação de um site profissional, personalizável e escalável para as Empresas.

Ainda assim, o site do Google My Business pode ser uma alternativa para marcar presença e centralizar as informações sobre a Empresa online enquanto não houver capacidade de investimento para criar um site próprio. Abaixo, um exemplo de como ficaria o site da Multivibe feito no My Business. Ressalto como ponto positivo o fato de as Avaliações Google estarem disponíveis na página:

Google Maps

Por fim e, quebrando a regra, talvez um dos mais importantes, seja a integração com o Google Maps. Como cada vez mais as pessoas utilizam seus celulares para pesquisas e como GPS para dirigir, é praticamente obrigatório que a configuração do seu endereço seja feita corretamente no Google My Business.

Além disso, o card da Empresa apresentado no Google Maps é tão completo quanto o da Pesquisa Google. Portanto informações como horário de funcionamento, últimos posts, produtos e avaliações também serão exibidos na plataforma de mapas do Google.

E, é claro, ele oferece a possibilidade de clicar em “Rotas” e traçar o melhor caminho no GPS para chegar até o local físico da sua Empresa.

Conclusão

O Google My Business é absolutamente indispensável para toda e qualquer empresa, seja ela digital, ponto físico ou híbrida. Os clientes do mundo pós-pandemia exigem que as informações sobre as empresas / produtos / serviços que eles procuram estejam corretas, disponíveis e com canal de contato aberto.

Se a sua Empresa não aparecer como resultado nas pesquisas das pessoas, ela está fadada a ser substituída por uma concorrente sua cujas informações são claras, objetivas e acessíveis.

É como diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”! 

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