fbpx

Turismo Consciente

2017: Ano Internacional do Turismo Sustentável

A Organização das Nações Unidas proclamou 2017 como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em reconhecimento à capacidade do setor para contribuir na luta contra a pobreza e para promover a compreensão mútua e o diálogo intercultural, temas centrais da missão da UNESCO.

Em sua proclamação do Ano Internacional, a ONU destacou a necessidade de “promover mais entendimento entre os povos de todos os lugares, o que leva a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo dessa forma para fortalecer a paz no mundo”.

Esses objetivos vêm sendo reconhecidos há muito tempo pelos vários programas culturais e científicos da UNESCO, sobretudo pelo Programa do Patrimônio Mundial (World Heritage Programme).

Este programa visa assegurar que os turistas que visitam sítios naturais e culturais tombados como Patrimônio da Humanidade beneficiem as comunidades locais, e que os fluxos de visitantes sejam administrados de maneira compatível com a conservação do patrimônio. 


#TravelEnjoyRespect

Alinhada a estes objetivos, a campanha educacional #TravelEnjoyRespect é uma iniciativa da Organização Mundial do Turismo, que visa orientar turistas quanto às regras éticas básicas e boas práticas de viagem.

Tendo como base o Código Global de Ética para o Turismo, foi desenvolvido o manual de Conselhos Práticos para um Viajante Responsável, um abrangente conjunto de princípios elaborados para guiar agentes-chave no desenvolvimento do turismo. É dirigido tanto para governos, empresas e agências turísticas, quanto para destinos turísticos, comunidades locais e, especialmente, viajantes.

Embora estes Conselhos Práticos não tenham nenhuma vinculação jurídica ou legislativa, eles apresentam um mecanismo de implementação voluntária, onde cada agente individual escolhe deixar um impacto positivo por onde quer que passe.


No Brasil #ViajeDesfruteRespeite

Através da solicitação e colaboração da Multivibe na tradução e revisão das peças, a Organização Mundial do Turismo (UNWTO) lançou a campanha em Português do Brasil sob a hashtag #ViajeDesfruteRespeite, além do manual de Conselhos Práticos para um Viajante Responsável.

Baixe os materiais da campanha e ajude a construir e promover um turismo mais sustentável e consciente!

#TravelEnjoyRespect

#ViajeDesfruteRespeite


Clique no botão ao lado para baixar o manual de Conselhos Práticos para um Viajante Responsável em PDF

Baixar

Clique no botão ao lado para baixar todo o material da campanha #ViajeDesfruteRespeite em português

Baixar