Google Maps lança campanha colaborativa para mapear acessibilidade para cadeirantes

Voltar
Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Conteúdo de Marca, Turismo Tags: acessibilidade, cadeirantes, Google Guides, Google Maps, turistas

Tempo de Leitura: 2 min

Mais de 65 milhões de pessoas no mundo são cadeirantes, de acordo com informações da Organização Mundial de Saúde. E muitas outras enfrentam algum tipo de dificuldade de locomoção ou de acessibilidade. Pensando em facilitar a vida destas pessoas o Google Maps criou uma campanha colaborativa para mobilizar os milhares de Guias Locais espalhados pelo mundo – gente como a gente, que costuma enviar informações, escrever reviews e cadastrar novos lugares – para criar um mapa da acessibilidade… no mundo inteiro!

“Se os Local Guides responderem em média 3 perguntas por dia, em duas semanas teremos quase 2 bilhões de respostas para ajudar pessoas no mundo todo”!

TraciC é uma das moderadoras da comunidade de Local Guides e idealizadora da campanha de setembro. Segundo ela, a ideia nasceu em uma viagem a Londres no ano passado, quando reparou que a maioria dos pubs tinha entradas acessíveis, com rampas e portas largas o suficiente para a passagem de uma cadeira de rodas. Uma maravilha, certo? Errado!

Apesar da facilidade de acesso na entrada, os banheiros de quase todos os estabelecimentos tinham… degraus, para cima ou para baixo! “Isso me deixou desnorteada. Imagine que coisa horrível, não ter acesso ao banheiro depois de algumas canecas de chopp”!

E este é apenas um dos desafios encontrados por pessoas que – assim como nós – querem explorar o mundo. E é por isso que o Google Maps passou a incluir informações de acessibilidade junto aos mapas: para que as pessoas saibam – com antecedência – se os lugares que visitarão contam com rampas, banheiros acessíveis, estacionamento e elevador adaptados, por exemplo.

Não é fantástico?

Participe você também!

O objetivo é nobre, só que para que tudo isso se torne realidade é preciso que as pessoas se mobilizem. Nós da Multivibe estamos comprometidos a responder pelo menos 3 perguntas sobre acessibilidade por dia sobre os lugares que visitarmos. A sexta-feira 8 de setembro de 2017 foi o nosso primeiro dia (e foi bem divertido). Em vez de sair correndo pro trabalho, optamos por fazer uma caminhada mais descontraída que permitiu reparar quais lugares têm degraus e quais têm rampas na entrada, portas largas, e etc.

Assim, você se acaba se obrigando a prestar mais atenção nas ruas e lugares por onde passa todos os dias. É um exercício fantástico que ajuda cadeirantes do mundo todo e, de quebra, ativa o seu Olhar de Turista™ em sua própria cidade!

Como fazer para participar

  • Clique aqui para ir para a página de inscrição
  • Selecione a opção “Contribuir”
  • Responda ao maior número de perguntas que conseguir (utilize este guia como referência)
  • Para mais dicas e informações cadastre-se e faça login no Local Guides

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar

Promoção de Lançamento: Avaliação Gratuita de Site

Relatório gratuito sobre a velocidade e SEO do seu site!

Receba seu report produzido por especialistas em até 7 dias úteis.