O anúncio foi feito na segunda-feira 28 de agosto de 2017 em cerimônia no Palácio Legislativo. Após acordo conjunto com o Ministério da Economia e Finanças, a ministra do Turismo, Liliam Kechichian, confirmou que o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) continuará sendo devolvido aos turistas estrangeiros até abril de 2018. Pelas regras atuais, o benefício seria extinto em 30 de outubro de 2017.
Visitantes não-residentes são isentos de IVA em produtos e serviços relacionados às atividades turísticas, como hotelaria, gastronomia, aluguel de veículos e imóveis desde 2012.
Como funciona o desconto para turistas no Uruguai
O governo uruguaio garante a devolução do IVA para visitantes não-residentes que efetuem pagamentos com cartões de crédito ou débito emitidos fora do Uruguai. Não se assuste se o desconto não aparecer na hora: ele certamente estará no extrato da fatura do seu cartão!
Para maiores informações sobre benefícios para turistas, consulte o site do Ministério do Turismo uruguaio.

Fonte: Presidência do Uruguai
Comments (4)
Estive no Uruguai, usei o cartão VISA em vários restaurantes e o desconto veio demonstrado nas minhas vias. Chegando no Rio, minha fatura veio com TODOS os valores cheios, sem qualquer desconto. Reclamei com a VISA mas eles não deram a menor atenção. Não funciona.
Opa, boa tarde José!
Poxa, que pena saber disso! Escrevi a matéria baseada na informação oficial publicada pelo governo uruguaio (http://turismo.gub.uy/index.php/beneficios/item/2149-turistas-no-residentes), que informa a extensão da isenção de IVA para turistas até abril de 2018.
Vale observar também que os descontos podem levar até 30 dias para aparecer na fatura. Então, se os pagamentos foram realizados neste mês, a isenção deve aparecer na fatura do mês que vem!
Obrigado por compartilhar sua experiência conosco! Um ótimo Natal e Ano Novo pra você e pra família!
Abração!
Viajei no meio do ano passado. Fiz a reclamação e eles me cobraram juros exorbitantes do cartão. Note-se que a minha fatura é sempre paga na data do vencimento pelo valor integral em débito automático. Liguei novamente e falei sobre os absurdos que eles estavam fazendo e eles cobraram mais juros. parei de reclamar para parar de pagar juros. Percebi que o pessoal da VISA não tem preparo para esse assunto. Como recorrer à justiça seria muito trabalhoso, parei de reclamar para não falir.
Caramba, que situação bizarra!
Eu não sou advogado, nem contador, mas até onde sei, pagamentos efetuados à vista e antes do vencimento não podem ter incidência de juros!
Mesmo que não vá levar um processo adiante, caberia consultar um advogado apenas para obter maiores informações sobre como proceder nestes casos.
Porém, pelos seus relatos, parece que o problema é mesmo com a operadora do cartão, visto que que as isenções de IVA vieram demonstradas nos comprovantes de pagamento.
Se chegares a consultar um advogado – se possível – conta pra gente quais foram as orientações, pois o mesmo problema pode acontecer com outras pessoas também!
Obrigado mais uma vez por compartilhar suas experiências conosco!
Um ótimo Ano Novo! Até breve!
Abração!
Alex Bertolazi