#TravelEnjoyRespect: a campanha da ONU pelo Turismo Consciente

Voltar
Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Conteúdo de Marca, Turismo Tags: #TravelEnjoyRespect, ONU, Turismo Consciente, UNWTO

Tempo de Leitura: 4 min

O ano de 2017 foi escolhido pela Organização Mundial do Turismo da ONU (UNWTO) como o Ano Internacional do Turismo Sustentável Para o Desenvolvimento. Como parte da série de atividades e comemorações foi lançada a campanha Travel Enjoy Respect (#ViajeAproveiteRespeite), a fim de promover o impacto positivo do turismo consciente. Voltada para os viajantes, a campanha mira na importância da percepção, do valor e da contribuição que um Turista Consciente pode trazer ao desenvolvimento dos destinos visitados. A mensagem central da iniciativa é resumida pelo Secretário Geral da OMT, Taleb Rifai:

“Toda vez que você viajar, para onde quer que for, lembre-se de respeitar a natureza, respeitar a cultura local e respeitar seus anfitriões. Viaje. Aproveite. Respeite”.

Pensada em formatos para diversas mídias, a campanha conta também com vídeo e e-book em pdf. Será veiculada em inglês, francês, espanhol, árabe e russo, e inclui um manual de “Dicas Para o Viajante Responsável”, que foi desenvolvido pelo Comitê Mundial de Ética em Turismo, alinhado ao código ético para o turismo global da UNWTO. O manual contém dicas simples e úteis, e é bonito e agradável visualmente. Propõe uma série de cinco recomendações práticas, onde incentiva os viajantes a deixar sempre um impacto positivo nos locais por onde passam.

“Hoje, mais do que nunca, é preciso garantir que o turismo seja uma experiência enriquecedora tanto para visitantes quanto para moradores locais. Isso demanda políticas e práticas fortes em turismo sustentável, engajando governos e administrações, empresas do setor privado, comunidades locais e os próprios viajantes”, completa o Secretário Rifai.

Dicas Para o Viajante Responsável

Um dos efeitos do excesso de turismo é a proliferação de Turistas Sem Noção™, que muitas vezes desrespeitam monumentos históricos e marcos naturais, quebram regras, ignoram costumes locais e levam os moradores à loucura com tudo isso. Para lidar com o problema, alguns governos optam por dificultar e restringir o acesso de turistas aos destinos históricos, enquanto outros buscam educar os turistas e incentivá-los a adotar uma postura mais positiva. O pdf  desenvolvido pela ONU “Tips for a responsible traveler” (disponível para download em inglês aqui e em espanhol aqui) adota esta linha educativa, focando em cinco pontos que fazem muita diferença na preservação dos destinos e na relação que diferencia o Turista Consciente do Turista Sem Noção™. Resumidamente, os pontos são:

    • Valorize o seu anfitrião e o nosso patrimônio comum – Pesquise sobre o destino a ser visitado, os costumes locais e as condições sociais. É uma ótima maneira de iniciar o prazeroso processo de organização da viagem, e ajuda a construir uma boa ideia sobre a comunidade local.
    • Proteja nosso planeta – Reduza seu impacto ambiental, sendo um guardião das matas e dos recursos naturais.
    • Apoie a economia local – Adquira produtos e artigos artesanais fabricados na região, e que respeitem os procedimentos de preservação ambiental.
    • Informe-se bem – Tome todas as precauções sobre vistos, vacinas e cuidados médicos em trânsito. Escolha operadores de turismo éticos e que promovam políticas socioambientais.
    • Seja um Viajante Responsável – Cumpra as leis locais, respeite os direitos humanos e proteja as crianças de qualquer tipo de exploração. O abuso de menores é crime em todos os países do mundo.

[Best_Wordpress_Gallery id=”20″ gal_title=”Travel Enjoy Respect”]

As áreas-chave e o papel do Turismo

Seguindo as diretrizes da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, a ONU aproveita o Ano Internacional do Turismo Sustentável para apoiar a mudança em políticas, práticas de negócios e também na atitude dos turistas, visando contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos. O Ano Internacional de 2017 é especial para promover o papel do turismo em 5 áreas-chave:

  1. Crescimento econômico sustentável e inclusivo
  2. Inclusão social, emprego e redução da pobreza
  3. Eficiência dos recursos, proteção ambiental e mudança climática
  4. Valores culturais, diversidade e patrimônio
  5. Entendimento mútuo, paz e segurança

Além da campanha publicitária Travel, Enjoy, Respect, a UNWTO também divulga atividades que vão ao encontro dos objetivos da agenda estabelecida.

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar

Promoção de Lançamento: Avaliação Gratuita de Site

Relatório gratuito sobre a velocidade e SEO do seu site!

Receba seu report produzido por especialistas em até 7 dias úteis.