Cidade italiana lança campanha para educar turistas

Voltar
Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Conteúdo de Marca, Turismo Tags: campanha, Educar, educar turistas, EnjoyRespectFirenze, Excesso de Êxito, Firenze, Florença, Turista

Tempo de Leitura: 2 min

Há pouco tempo falamos por aqui sobre como o excesso de êxito está matando destinos turísticos ao redor do mundo, e que uma das principais razões é o comportamento muitas vezes inadequado dos turistas. Alguns destinos turísticos optaram por aprovar novos impostos aos turistas, outros decidem controlar a entrada, aumentar os valores dos ingressos… Mas Florença, na Itália, foi além: iniciou uma campanha para educar turistas.

A campanha leva o nome de #EnjoyRespectFirenze (#AproveiteRespeiteFlorença, tradução livre) e é composta por uma série de simpáticos desenhos que apontam quais são os comportamentos aceitáveis e os intoleráveis.

Turista: por favor sente-se nos bancos da praça e não na escadaria da basílica de Santa Maria Novella

Educar o turista para manter o turismo

Mais do que restringir o acesso, agendar visitas ou cobrar taxas exorbitantes, talvez o caminho da educação seja um dos mais eficazes a ser adotado. As autoridades italianas transformaram os desenhos da campanha em camisetas, chaveiros, canecas e sacolas e o sucesso foi praticamente instantâneo. Afinal, as ilustrações são simples e autoexplicativas, para que ninguém possa dizer que “não entendeu a mensagem”.  Os produtos da campanha são distribuídos gratuitamente para hoteis, restaurantes e operadores de turismo, para que sejam distribuídos aos turistas.

Dentre os comportamentos típicos do turista sem noção, os florentinos separaram quatro exemplos específicos para bater de frente:
1) Não sente-se em locais públicos
2) Não atire lixo no chão
3) Não comprar falsificações
4) Não comprar a estátua do Davi de Michelângelo pintada de vermelho, pois remete à pixação e ao vandalismo dos monumentos.

O sucesso da campanha mostra como é importante trabalhar também a questão educativa, e não só focar em sobretaxações ou restrição de acesso. Parabéns pelo exemplo, Florença! No melhor estilo “entendeu ou quer que eu desenhe”!

Ecobags, camisetas, chaveiros e canecas são alguns produtos da campanha #EnjoyRespectFirenze

Via Diario del Viajero

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar

Promoção de Lançamento: Avaliação Gratuita de Site

Relatório gratuito sobre a velocidade e SEO do seu site!

Receba seu report produzido por especialistas em até 7 dias úteis.