Tutorial: Arrumando as malas

Voltar
Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Conteúdo de Marca, Turismo Tags: arrumando as malas, arrumar malas, bagagem, como arrumar malas, dicas, espaço, espaço na mala, malas, Multivibe, tutorial, Viajar

Tempo de Leitura: 7 min

Atenção viajantes: separamos algumas dicas para descomplicar o momento de arrumar as malas!

Quem ama viajar sabe a felicidade que é conhecer lugares novos: nos sentimos novamente como crianças explorando o mundo. E alguns ficam tão eufóricos às vésperas da partida que não conseguem nem raciocinar direito quando estão arrumando as malas, travam, e acabam ficando sem saber por onde começar. Já outras são tão ágeis e arrumam as malas tão rápido que podem levar coisas a menos, esquecendo daquele passeio extra que o lugar oferece e que exige alguma peça de roupa específica, ou algum imprevisto com o clima ou ainda tendo que comprar desnecessariamente uma mala maior porque trouxe uma mala pequena demais para as compras que voltarão na bagagem.

Antes de começar a arrumar a sua mala, responda as seguintes perguntas:

1) Qual a duração da viagem? (para definir a quantidade de roupa a ser levada)

2) Qual é o clima do lugar nesta época do ano? (pesquise próximo a data de embarque a previsão do tempo!)

3) A temperatura costuma variar? (ex.: quente de dia e frio à noite)

4) O roteiro inclui passeios de aventura? (inclui: trilhas, esportes radicais, esportes na neve, etc)

5) Você sairá à noite? (para dançar, jantar ou conhecer algum lugar mais sofisticado)

6) O local de hospedagem tem serviço de lavanderia? (este fator pode diminuir a sua mala em até 50%!)

Respondidas estas perguntas, você já sabe “que tipo” e o “quanto” de roupa levar. Já é meio caminho andado, então vamos lá!

Tenha em mente que você utilizará um conjunto de roupas por dia. Opte por cores neutras, que sejam fáceis de combinar entre si, evitando assim que sua mala tenha um peso desnecessário (a não ser que você viaje para um lugar muito quente e não tenha serviço de lavanderia no seu hotel, daí tem que ser um conjunto por dia mesmo!). A ideia é que você possa jogar com as peças caso consiga utilizá-las novamente em outra combinação, poupando espaço para as compras que você certamente trará da viagem.

OTIMIZANDO O ESPAÇO

Independentemente do clima e da quantidade de dias que você estará viajando, vamos listar dicas de malas para qualquer destino.

Calçados: Você pode colocar alguns pares de meia dentro dos tênis para otimizar o espaço vazio que ficaria desocupado. Este é o princípio básico para a arrumação de malas: se um espaço ficaria vazio, preencha-o! Sapatos de salto podem ser guardados como o Valete do baralho de cartas (um ao contrário do outro). Você pode colocar seus calçados em sacolas plásticas, sacolas de TNT próprias ou em toucas de banho (isso mesmo!).

Exemplo de tênis bem embalado para a viagem

Roupas que amassam: Coloque as calças jeans na base da mala, deixando as pernas para fora, e faça rolinhos com as roupas que amassam, como camisas, blusas e camisetas. A técnica é dobrar as laterais das mangas para dentro e depois fazer o rolinho da borda até a gola. Saias e vestidos também podem ser guardados desta forma. Depois, é só colocar as pernas das calças jeans por cima de tudo e fechar a mala.

Arrumando a mala (3)1. CLIMA

Frio: as roupas serão volumosas, e não tem como fugir disso. Faça rolinhos com seus blusões de lã, casacos, calças e básicas de algodão, separando-as por categoria. Desta forma também você conseguirá visualizar melhor a sua mala na hora de decidir o que vestir.  Se você for praticar esportes na neve lembre-se que precisará alugar roupas especiais e as estações de sky fornecem este tipo de serviço muito mais em conta do que comprar pela internet. Alguns sites especializados vendem roupas térmicas para você usar por baixo.

Quente: se você não for passar a maior parte do tempo com roupa de praia, leve um conjunto para cada dia. Se você é do tipo que transpira muito e o seu hotel não tiver serviço de lavanderia, calcule um conjunto por dia e dependendo do passeio você utilizara mais de um.

 2. TEMPERATURA

É importante sempre pesquisar a variação de temperatura do seu destino para evitar incomodação ou gasto desnecessário. Clique neste link para consultar a temperatura pesquisando pelo nome da(s) cidade(s) que você irá.

3. DURAÇÃO DA VIAGEM

Este é o segundo fator principal depois do clima. Não carregue peso desnecessário, seja prático. Não esqueça de nenhum item anterior na hora de colocar uma peça a mais, assim você terá segurança que está preparado para todos os passeios e climas do seu destino.

DICA EXTRA DE VIAJANTE: Dica para desamassar roupas
– Coloque a peça em um cabide; pendure o cabide no banheiro; tome banho. O ar quente do chuveiro irá amenizar os amassados da sua roupa. Outra dica é: se no banheiro do hotel tiver um secador de cabelo (ou você levar um), pendure sua roupa e vá “secando” ela. Estas técnicas são utilizadas e aprovadas por viajantes!

4
. SAIR À NOITE

De acordo com a designer de moda e viajante Florence Rocha (By Florence Rocha), na hora de arrumar a mala e ela se pergunta se irá a alguma festa: “Se sim separo a roupa e calçado, se não, já corto essa parte, se há dúvida levo apenas um sapato de salto, que já muda qualquer roupa”. Se você irá para algum lugar que seja apropriado uma roupa mais arrumada, ligue o botão “menos é mais” e seja feliz.

 5. SERVIÇO DE LAVANDERIA

Alguns hotéis e apart hotéis oferecem serviço de lavanderia, pesquise no site ou mande um e-mail perguntando sobre a disponibilidade. Este fator pode diminuir a sua mala em até 50% dependendo da duração da viagem, já que você pode levar uma quantidade menor de roupas que combinam entre si e que você poderá usar novamente depois de lavar. Caso sua hospedagem não forneça este serviço, leve em consideração a temperatura e calcule um conjunto de roupas por dia mais as dos passeios extra em que você pode suar mais.

DICA EXTRA DE VIAJANTE: Lavando roupa no banheiro do hotel
– Viagens são imprevisíveis e talvez você precise lavar aquela peça de roupa que já usou, ou porque o estoque de roupas limpas acabou. Se a sua hospedagem não disponibiliza serviço de lavanderia, você pode improvisar lavando no chuveiro com shampoo ou sabonete mesmo, pois  ambos têm propriedades químicas limpantes. Você deve cuidar se a roupa amassa, aí o melhor é lavar, pendurar no cabide dentro do box do banheiro ou banheira e deixar pingando até ficar úmida. Você também pode ligar o ar condicionado ou ventilador, colocando a peça próxima a eles. Ou ainda pode deixar próxima a uma janela do quarto que bata sol ou entre vento para secar mais rápido. Só utilize o secador de roupas se faltar bem pouquinho pra secar, se não você perderá muito tempo nesse processo. E viajantes não têm tempo a perder!

 6. TURISMO DE AVENTURA

Quando você vai para algum lugar que ofereça passeios envolvendo aventuras como trekking (trilhas e longas caminhadas), escalada, mergulho, esportes na neve ou gelo, etc, explore bem os passeios que o destino oferece para que não haja imprevistos com roupas. Se for praticar algum esporte que você precise de  roupas ou acessórios especiais, avalie se estes ocuparão espaço demais na mala e se não é melhor alugar no local.

Bônus: 2 modelos de checklist para te ajudar a não esquecer nada quando estiver arrumando as malas!

27144f087f5bdfa8923c271b3f6cd5c2 a7721ec62a511566115f712a282527db

Tem alguma outra dica útil para a hora de arrumar as malas? Manda pra gente pro e-mail [email protected] que atualizamos o post!

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar

Promoção de Lançamento: Avaliação Gratuita de Site

Relatório gratuito sobre a velocidade e SEO do seu site!

Receba seu report produzido por especialistas em até 7 dias úteis.