7 dicas poderosas de economia para viajar em tempos de crise

Voltar
Viajar em tempo de crise multivibe
Autor: Alexandre Bertolazi Categoria: Conteúdo de Marca, Turismo Tags: contador de dias, crise, dicas, dicas viajar crise financeira, economia, economizar, Multivibe, Viajar

Tempo de Leitura: 4 min

É um fato, meus amigos: a crise financeira deixou as coisas difíceis para os viajantes brasileiros. A combinação de fatores como dólar alto, juros altos e inflação saindo de controle, aliados à instabilidade política, denúncias de corrupção, problemas de infraestrutura e queda do poder de compra podem ser assustadores para quem planeja viajar em 2016. Porém, na frase anterior está o segredo que vai garantir que você consiga conhecer novos lugares sem desorganizar o orçamento e, principalmente, sem sofrimento: P-L-A-N-E-J-A-M-E-N-T-O. Confira sete dicas para ajustar a rotina e pequenos esforços conscientes que vão resultar na sua sonhada viagem de férias.

1. Divida o valor da viagem pelo número de dias que faltam para o embarque

Para não perder o controle das contas, é essencial colocar tudo na ponta do lápis (ou numa planilha / aplicativo de finanças). Sabendo claramente quanto será necessário poupar por dia, fica bem mais fácil organizar as contas e até permitir-se alguns excessos de vez em quando… sem esquecer de compensá-los nos dias seguintes, é claro. O Contador de Dias é a ferramenta perfeita para facilitar a parte chata. Depois de estabelecer a meta diária, as dicas abaixo podem te ajudar a economizar preciosos reais que vão fazer diferença lá na frente!

 

Contador de Dias

2. Utilize um pote ou cofre para guardar o dinheiro

Depois de saber exatamente quanto dinheiro é preciso deixar de gastar por dia, é hora de colocar a mão na massa. Economizar é um esforço simples, porém chato, e é muito fácil de acabar perdendo o controle e jogando tudo pro ar. Por isso, alguns estímulos de disciplina podem ser fundamentais durante o processo. Escrever o nome do destino desejado no recipiente da economia também ajuda pra caramba. Cada vez que você for colocar o seu rico e suado dinheirinho lá, vai lembrar o porquê de tanto esforço. E também ajuda a te inibir de tirar dinheiro do pote. Isso pode salvar a sua viagem. Pode acreditar.

economias para viajar
Foto: De Mochila e Caneca

 

3. Deixe de comer ~aquele~ fast food

O fast food é uma fraqueza do ser humano moderno. Todo mundo, em algum momento, acaba cedendo aos apelos de alguma comida rápida, fácil, gordurosa, e cara. No kit fast food sempre entra alguma bebida, e ainda a tele-entrega para quem pede em casa. Pense que todos estes reais irão para a sua poupança de viagem se você conseguir manter a regularidade e cozinhar em casa.

 

4. Tome duas cervejas a menos!

Sim, é isso mesmo: tome duas cervejas a menos! Não dói, não estraga a festa e garante a meta da economia do dia! Simples, não?

 

dois pints de cerveja

5 . Adiós, manicure

Esta é outra dica que não dói… tanto. Fazer as mãos e pés em casa pode ser um saco, mas economiza preciosos reais e salva a sua poupança. Além disso, o Monte Aconcágua não vai estar nem aí para o estado das suas unhas quando você for visitá-lo. Pode acreditar nesta também, é 100% garantida.

 

 

6. Troque o restaurante de comida a kg pela marmita

Pouca gente tem o privilégio do homeoffice ou de morar perto do trabalho para almoçar em casa. Então a maioria das pessoas acaba se vendo obrigada a recorrer aos restaurantes de comida a quilo mais próximos do local de trabalho. Para quem usa vale-refeição esta dica pode ser irrelevante, mas para quem paga em dinheiro vivo é bom saber: pegar comida para levar sai mais barato do que comer no restaurante! Se o seu local de trabalho tem cozinha, só o fato de você lavar a louça após o almoço pode salvar a sua meta da economia do dia. Essa é boa, hein?

 


7. Troque o cinema por serviços de streaming

Sejamos honestos: a experiência de ir ao cinema é incomparável. Mas, pelo bem do seu Espírito Viajante, alguns sacrifícios devem ser feitos. E trocar a ida ao cinema por algo mais intimista também é uma boa pedida para os meses do inverno que se aproximam. O Netflix tem uma mensalidade acessível e um vasto catálogo de filmes e séries para aplacar a sua saudade da telona. Além dele, tem o primo menos famoso Stremio, que é um serviço com acesso à biblioteca da iTunes, Hulu, além de rodar os bons e velhos torrents via streaming, com acesso aos últimos episódios das séries em andamento. E lembre-se, sempre, como um mantra: “é pela viagem, é pela viagem, é pela viagem”…

 

Tem mais alguma dica preciosa para ajuda a economizar para viajar em tempos de crise? Conta aí nos comentários!

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar

Promoção de Lançamento: Avaliação Gratuita de Site

Relatório gratuito sobre a velocidade e SEO do seu site!

Receba seu report produzido por especialistas em até 7 dias úteis.